Skip to content

VOCÊ SABE QUAL É O MELHOR WHEY PROTEIN PARA VOCÊ?

A proteína do soro do leite, mais conhecida por whey protein, é um dos suplementos mais consumidos e estudados na atualidade. Sua extração ocorre durante o processo de fabricação do queijo e, por isso, apresenta proteína de alto valor biológico, ou seja, é uma proteína completa que possui aminoácidos na quantidade necessária à manutenção da vida e crescimento de novos tecidos.

Esta proteína pode ser de 3 tipos: concentrado, isolado e hidrolisado. O que determina cada tipo é o grau de filtragem e da quebra das proteínas presentes. Quanto mais filtrado é o produto, mais puro ele é e maior o seu teor proteico. E quanto menor é a sua partícula, melhor e mais rápida é a sua absorção e utilização pelo organismo.

Podemos encontrar no mercado fórmulas isoladas e/ou combinadas com estes 3 tipos de whey protein. E dentro deste contexto ainda surge a dúvida de qual seria o melhor. Então, vamos entende a a diferença entre eles:

Whey protein concentrado (WPC): passa por apenas uma filtragem (processo ultrafiltration – UF) e contém aproximadamente 30-80% de proteína, sendo o restante da composição de lactose, gordura, minerais e outros componentes. Sua velocidade de absorção é a mais lenta e indivíduos com algum tipo de alergia ou restrição a algum dos seus componentes devem evitá-lo, já que o whey protein concentrado pode provocar desconfortos abdominais ou intolerâncias. Quando ingerido sozinho, seu tempo de absorção é em torno de 30 minutos.

Whey Protein Isolado (WPI): é o whey protein mais puro, concentrado e de mais rápida absorção quando comparado ao WPC, uma vez que passa por um processo mais rigoroso de filtragem (microfiltração – Cross Flow Micro Filtration). Esse processo consiste em uma microfiltração utilizando filtros 4 vezes menores que o processo de UF e possibilita a extração de 90% de proteína, além da retirada de elementos como lactose e gordura do produto, mas pode conter traços. Logo, uma pessoa mais sensível (sensibilidade a traços) pode apresentar desconfortos. Tempo de absorção é em torno de 15 minutos.

Whey Protein Hidrolizado (WPH): como sua produção é mais complexa, seu custo é mais elevado também. O processo consiste em uma hidrólise (quebra) para facilitar sua digestão e absorção. Sendo assim, é o tipo com absorção mais rápida pelo corpo, em torno de 10 minutos e, por isso, indicado para pessoas com necessidade de uma utilização rápida da proteína ou com dificuldade de digestão proteica, reduzindo possíveis desconfortos abdominais.

Quando consumir o whey protein?

De modo geral, o whey protein costuma ser indicado para completar as necessidades diárias de proteínas do organismo, uma vez que precisamos de um fluxo contínuo de aminoácidos ao longo do dia, importante para uma boa saúde e para quem deseja conquistar ou manter a boa forma física. Mas, os benefícios não param por ai. E por isso o seu uso não se limite somente para quem treina e após treino.

Por ser um suplemento multifuncional, essa proteína do soro do leite age também como complemento na alimentação de bebês (fórmulas infantis); em diversos tratamentos e prevenção de doenças, como na melhora da imunidade, obesidade (confere saciedade e redução do apetite), controle da pressão arterial e diabetes; reduz risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC), doenças hepáticas (efeito desintoxicante e imunoestimulantes), sarcopenia em idosos; ajuda na recuperação no pós-operatório e de queimaduras; e até em tratamento de câncer, HIV e doenças catabólicas já encontramos estudos positivos.

Como o whey protein pode ser usado de diversas formas, o modo de uso deve ser orientado por um profissional especializado, considerando o objetivo e limitações do indivíduo.

O consumo tradicional do whey no pós-treino imediato é um dos melhores horários para seu uso, pela alta demanda por aminoácidos devido ao catabolismo do treino e necessidade de regeneração do tecido lesionado. Mas, para a sua utilização, requer uma avaliação de como está a ingestão ao longo do dia de proteínas, da rotina e quais são as preferências do paciente.

Devido ao modo de vida da população, a correria do dia a dia, fica um pouco difícil manter a oferta de proteína ao longo do dia, uma vez que as fontes (carnes, ovos, leite e derivados) de maior teor proteico são perecíveis e de baixa praticidade. Assim, uma forma fácil e rápida de inserir uma fonte proteica em refeições fora de casa seria um whey.

Uma das formas mais conhecidas de como tomar a proteína extraída do leite é batido com água, em receitas doces ou salgadas.

Artigos Relacionados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Novo comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *