O pão tem sido visto como um vilão por muitas pessoas que fazem dieta. Quando se trata de emagrecimento, uma das primeiras coisas que muitos fazem é parar de comer pão. Mas será que pão engorda?
O pão tradicional é uma fonte de carboidratos, tem em média 150 kcal em 50g e os ingredientes principais de sua composição são farinha, sal, fermento e água. Embora seja visto como inimigo da dieta e de uma alimentação saudável, acredite ou não, é possível comer pão em uma alimentação balanceada. Se consumirmos em quantidades moderadas e fazendo as combinações corretas, ele pode até se tornar um aliado.
Primeiramente é importante lembrar que nenhum alimento tem o poder de te fazer engordar ou emagrecer. O superávit calórico, comer mais calorias do que seu corpo gasta, é o que contribuirá para o ganho de peso. Assim, o que pode te engordar não é o pão, e sim os excessos.
Mas substituir o pão, não seria uma opção mais interessante? Depende! Muitas pessoas acabam substituindo por alimentos parecidos ou equivalentes e nem sabem. É comum substituírem por tapioca e acharem que estão arrasando na escolha. Porém, não é bem assim. Vale a pena mesmo fazer a troca? Um pão francês tem em média 150 kcal, é equivalente a uma tapioca pequena (60g). sem recheio. Assim, embora muitos acreditem que fazer essa substituição ajude muito no processo de emagrecimento, é trocar 6 por meia dúzia. O problema nunca foi o pão ou a tapioca, mas sim os excessos!
Dessa forma, precisamos nos atentar com a quantidade na qual ingerimos e em combinações que deixará essa refeição mais nutritiva e completa. Adicionar como recheio fontes de proteína ou gordura boa, são excelentes opções para trazer mais saciedade, mais nutrientes e diminuir a carga glicêmica da refeição. São exemplos de recheio: ovos, frango, carne, patê de atum com ricota, queijo e guacamole. Escolher opções integrais também é uma alterativa para ingerirmos mais fibras. Porém, muitos não gostam da versão integral e não tem problema. Você pode ingerir mais fibras incluindo mais vegetais e grãos em sua dieta nas demais refeições.
Portanto, não é necessário condenar o coitado do pãozinho. O importante é ter uma dieta balanceada e um planejamento alimentar direcionado. Dessa forma você consegue incluir o delicioso pãozinho e alcançar seus resultado e objetivos.
Esse artigo foi escrito pela nutricionista Amanda Cardoso.