DICAS PARA DRIBLAR A VONTADE DE COMER A TODA HORA

Você é daqueles que passa o dia beliscando alguma coisa durante o trabalho? Chega em casa e abre a geladeira a cada vez que passa pela cozinha? Não consegue assistir tv sem estar comendo algo?
Ainda que seja em porção mínima, beliscar toda hora faz com que seu organismo não funcione como deveria e em muitos casos, a balança denuncia esse aumento de peso. Para ajudar a driblar a vontade de comer a toda hora, segue abaixo algumas dicas e observações importantes.

1. Você está desidratado
A desidratação leve é muitas vezes interpretada como a sensação de fome, quando na verdade o seu corpo só precisa de líquidos. A confusão acontece no hipotálamo, a parte do cérebro que regula tanto apetite quanto a sede. Se você sentir fome e não bebeu muito, tente tomar um copo de água e esperar 15 a 20 minutos para ver se a sua fome desaparece. Parece simples, não?

2. Não dormir bem
No momento em que você acorda, após uma noite de sono ruim, dois hormônios relacionados ao apetite já começaram a conspirar contra você. Estudos comprovam que alterações no sono podem levar ao aumento dos níveis de grelina (um hormônio que estimula o apetite), bem como a diminuição dos níveis de leptina (um hormônio que provoca sensação de saciedade) – sem falar que os níveis de cortisol podem aumentar também. No caso do cortisol, uma noite mal dormida não fará diferença, no entanto, se isto ocorre frequentemente, pode ser um fator que colabora com seu ganho de peso. Portanto, depois de uma noite em que você não descansou, você fica mais propenso a ter fadiga e alterações do humor e apetite. Muitas vezes, regularizando o seu sono, você pode melhorar muito seu nível de energia e controlar melhor a fome, com seus hormônios de volta nos trilhos.

3. Exagera nos carboidratos simples
Já notou como um chocolate ou qualquer outro doce deixa você incapaz de resistir a comer outro e outro doce? Até que toda a caixa de chocolate se acabe? Esse é o sinal de que o seu cérebro e seu corpo estão “viciados” em carboidratos. Carboidratos simples, do tipo encontrado em doces, alimentos de farinha branca, como bolos, bolachas e biscoitos, aumentam seus níveis de açúcar no sangue muito rapidamente. Só que, em seguida, esses níveis logo diminuem também rapidamente porque seu pâncreas percebe e aumenta muito a produção de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas para manter os níveis de glicose normais). Essa queda de açúcar no sangue provoca fome intensa por mais carboidratos, e o ciclo continua. Já reparou que muitos restaurantes deixam pãezinhos brancos saborosos de entrada na mesa? Se fosse para diminuir a fome e o cliente gastar menos, eles jamais fariam isso!
Para manter a forma, a dica é evitar esse tipo de carboidrato (açúcar refinado, farinha branca, biscoitos, pães doces), e assim manter seus níveis de açúcar no sangue numa média sem que haja grandes aumentos ou quedas (tendência à hipoglicemia). Prefira os carboidratos complexos com mais fibras e, com isso, menor secreção de insulina. A fibra também dá maior saciedade.

4. Você está estressado
Você é daquelas que se preocupa demais com tudo? Fique esperta: o estresse pode aumentar a sua fome. Quando você está muito tenso, ocorre aumento na produção de hormônios do estresse: adrenalina e cortisol. Os níveis elevados destes hormônios enganam o corpo, que pensa que está sob ataque (pelo estresse) e precisa de energia. É quando sua fome aumenta, principalmente de carboidratos para ter rápida resposta de energia. O estresse também reduz os níveis de serotonina do cérebro, e que também pode aumentar sua fome. Considere isso como um motivo para pensar seriamente em rever sua rotina, reduzir os níveis de estresse e iniciar atividades para relaxamento. Vale investir em atividade física, meditação, ou qualquer outra coisa que lhe traga prazer.

5. Você precisa comer mais proteína
Parece simples, e é. Comer mais proteína magra e gordura saudável traz mais saciedade. A proteína aumenta a saciedade, mas também reduz a fome, sem falar que as proteínas são os macronutrientes essenciais para a construção e reparação do nosso corpo. A ingestão diária recomendada varia de acordo com estado físico e grau de atividade. Para indivíduos sedentários, a recomendação é de cerca 0,8g de proteínas por kg de peso, mas isso varia de acordo com seu metabolismo e características.

6. Você não está comendo gordura suficiente
Assim como a proteína, a gordura “do bem” (insaturada) também está ligada à saciedade. Tenha certeza de que, quando você fica satisfeito após uma refeição, é mais provável que sinta menos fome na sua próxima refeição e que sua saciedade perdure por mais tempo. Adicione alimentos como os azeites, nozes e sementes, abacates. Também já é comprovado que melhoram a função cerebral e memória, além de diminuir risco cardiovascular! A recomendação é de que se consuma de 20 a 35% de suas calorias totais diárias em gorduras.
7. Você pula refeições
Quando você pula uma refeição e seu estômago está vazio por muito tempo, ele aumenta a produção do hormônio grelina que regula a fome, causando então aquela sensação de vazio e muita fome. Como regra geral, tente não deixar que mais de 4 a 5 horas entre as refeições. Não precisa ser de 3 em 3 horas, exceto se existe muita fome neste intervalo, ok?
8. Você inala a sua comida
Quando você devorar sua refeição, o estômago pode estar cheio, mas você não permitiu o seu cérebro tempo suficiente para registrar aquela plenitude. Quando seu cérebro ainda está no escuro, ele mantém seu apetite e você continua a comer. Estudos indicam que comer a um ritmo moderado, solicita a liberação de hormônios que indicam ao cérebro “não mais”. Tente comer sua comida devagar, saboreando cada mordida e desfrutando o ritual de uma boa refeição. Espere pelo menos 20 minutos antes de decidir se você realmente precisa de outra porção. Isso é sobre quanto tempo leva para que o sinal de plenitude para chegar ao seu cérebro.

CREATINA – AINDA É O REI DOS SUPLEMENTOS?

A creatina é o principal suplemento alimentar para quem deseja aumentar a massa muscular ou desenvolver a capacidade anaeróbica. Só na primeira semana de carregamento dos estoques de creatina, pode haver um aumento de 1 a 2 kg de peso.

A suplementação de creatina melhora:
– a potência e a força muscular: de 5 a 15%
– o número de repetições até o esgotamento: de 5 a 15%
– o tempo no sprint único: de 1 a 5%
– o tempo no sprint múltiplo: de 5 a 15%
– o volume de massa magra
– a velocidade do desenvolvimento de força
– o diâmetro muscular.

Com a suplementação de creatina, os estoques de creatina muscular se elevam de 10 a 40%, aumentando a disponibilidade da fosfocreatina, o que acelera a ressíntese de ATP. A contração muscular ocorre após a liberação da energia proveniente da quebra do ATP que está ligada à fibra muscular.

Ao não conseguir se ligar nas fibras musculares, a energia liberada pela quebra da fosfocreatina não é utilizada diretamente na contração muscular, mas sim na ressíntese de ATP. E o que isso quer dizer?  A manutenção da força máxima por um tempo maior.

E como se deve ministrar a creatina?

Nos primeiros dias de suplementação, deve ser prescrita uma dose de carregamento do estoque muscular, seguida de uma fase de manutenção deste estoque. A administração de carboidratos e/ou proteínas com a creatina, ao estimular a liberação de insulina, promove uma retenção muscular de creatina mais eficiente.

Estudos com mais de 5 anos de duração demostraram que a suplementação de creatina é segura quando prescrita adequadamente. É de EXTREMA importância que a função renal seja avaliada antes do seu consumo.

 

 

RECEITA PRÁTICA, SABOROSA E BARATA

Hoje nós trazemos uma super dica para os amantes da cozinha rápida e saudável.
O patê de frango é uma excelente opção para servir com torradas, biscoito de arroz, cracker de sementes ou incrementar o sanduíche natural. E vai bem a qualquer hora!
Quem nos ensina essa deliciosa receita é a nutricionista Amanda Cardoso.
Ingredientes:
▪️5 colheres de sopa cheias de peito de frango cozido e desfiado (150g)
▪️️5 colheres de sopa de creme de ricota (100g)
▪️️ 2 colheres de sopa de cenoura ralada (24g)
▪️️ 1 colher de sopa de cebola (10g)
▪️ Salsinha e temperos à gosto (eu utilizei páprica defumada, açafrão-da-terra, pimenta-do-reino, alho e sal)
Modo de preparo: adicione todos os ingredientes em um processador/liquidificador e bata até obter uma consistência cremosa. Sirva.
CADA PORÇÃO DE 90G OU 2 COLHERES DE SOPA CHEIAS CONTÉM:
▪️Valor energético: 145 kcal
▪️Carboidrato: 1,7 g
▪️Proteína: 18,3 g
▪️Lipídeo: 6,7 g
Não tem desculpa para comer besteiras por falta de tempo ou porque não sabe cozinhar.

DIETA EM FAMÍLIA

Fazer dieta e muito mais fácil quando o casal se apoia e pensa na família como um todo. Quando um se desanima, o outro logo trata de animá-lo e mostrar as vantagens desse processo. Até os filhos são beneficiados, com uma alimentação mais rica e sem alimentos processados!

Independente do objetivo de cada um, na dieta em família todo mundo ganha.

E mesmo aquele que inicialmente não queira fazer a dieta, acaba sendo motivado ao ver os resultados do parceiro e automaticamente entra no ritmo. É fato.

Mas, voltando a pergunta: quem é você nessa relação?

          

 

DÁ PARA COMER BEM PEDINDO PELO DELIVERY?

Sim! É possível comer algo saudável que seja pedido no aplicativo de delivery. Porém, é preciso se dedicar um pouco mais para encontrar um prato equilibrado. Acontece que a gente pede a salada, mas ela vem cheia de molho calórico; legumes e verduras podem vir carregados de manteiga. Por isso, verifique se o restaurante informa como os alimentos são preparados.

Então, vamos à algumas dicas:

✅ Saladas: recomendo pedir com o molho à parte, assim você consegue dosar uma quantia menor para consumir. E sempre escolher um molho mais saudável como pesto ou mostarda com mel.

✅ Vegetais: cozidos e variados.

✅ Evite frituras e alimentos empanados, que têm maior absorção de gordura. Opções grelhadas são sempre melhores.

✅ Preparações com muitos queijos, molhos à base de queijo e gratinados têm alta quantidade de gordura. É melhor evitar também.

✅ Escolha um bom carboidrato: arroz integral, batata doce, mandioca, macarrão integral, quinoa, etc.

✅ Quer uma proteína animal? Que seja grelhada ou cozida (carnes magras, frango, peixe ou ovo).

✅ Vai pedir algo para beber? De preferência à bebidas a base de frutas naturais e sem adição de açúcar.

Por Letícia Tona, nutricionista.

QUAL É A MELHOR DIETA?

Muitas pessoas estão em busca de uma dieta perfeita e frequentemente são seduzidas por promessas de resultados rápidos e milagrosos. Dessa forma, acabam seguindo estratégias muito restritivas para alcançarem seu objetivo e entram em um ciclo vicioso: perdem peso rapidamente, voltam a engordar, partem para outra “solução mágica” e ao final, sempre se decepcionam, pois são dietas insustentáveis.

Diante disso e da infinidade de dietas disponíveis e divulgadas na mídia, nos perguntamos: afinal, qual é a melhor dieta?

A melhor dieta é aquela que você consegue seguir! Por isso, o nutricionista elabora uma dieta feita especialmente para você.

Levamos em consideração diversos fatores como a sua individualidade metabólica, condição clínica, aversões e preferências alimentares, objetivo, cultura e condição financeira. É importante lembrar que a prescrição de dietas é atividade PRIVATIVA do nutricionista (LEI n8234/1991).

Por Amanda Cardoso, nutricionista.

CREATINA – AINDA É O REI DOS SUPLEMENTOS?

A creatina é o principal suplemento alimentar para quem deseja aumentar a massa muscular ou desenvolver a capacidade anaeróbica. Só na primeira semana de carregamento dos estoques de creatina, pode haver um aumento de 1 a 2 kg de peso.

A suplementação de creatina melhora:
– a potência e a força muscular: de 5 a 15%
– o número de repetições até o esgotamento: de 5 a 15%
– o tempo no sprint único: de 1 a 5%
– o tempo no sprint múltiplo: de 5 a 15%
– o volume de massa magra
– a velocidade do desenvolvimento de força
– o diâmetro muscular.

Com a suplementação de creatina, os estoques de creatina muscular se elevam de 10 a 40%, aumentando a disponibilidade da fosfocreatina, o que acelera a ressíntese de ATP. A contração muscular ocorre após a liberação da energia proveniente da quebra do ATP que está ligada à fibra muscular.

Ao não conseguir se ligar nas fibras musculares, a energia liberada pela quebra da fosfocreatina não é utilizada diretamente na contração muscular, mas sim na ressíntese de ATP. E o que isso quer dizer?  A manutenção da força máxima por um tempo maior.

E como se deve ministrar a creatina?

Nos primeiros dias de suplementação, deve ser prescrita uma dose de carregamento do estoque muscular, seguida de uma fase de manutenção deste estoque. A administração de carboidratos e/ou proteínas com a creatina, ao estimular a liberação de insulina, promove uma retenção muscular de creatina mais eficiente.

Estudos com mais de 5 anos de duração demostraram que a suplementação de creatina é segura quando prescrita adequadamente. É de EXTREMA importância que a função renal seja avaliada antes do seu consumo.

 

 

RECEITA PRÁTICA, SABOROSA E BARATA

Hoje nós trazemos uma super dica para os amantes da cozinha rápida e saudável.
O patê de frango é uma excelente opção para servir com torradas, biscoito de arroz, cracker de sementes ou incrementar o sanduíche natural. E vai bem a qualquer hora!
Quem nos ensina essa deliciosa receita é a nutricionista Amanda Cardoso.
Ingredientes:
▪️5 colheres de sopa cheias de peito de frango cozido e desfiado (150g)
▪️️5 colheres de sopa de creme de ricota (100g)
▪️️ 2 colheres de sopa de cenoura ralada (24g)
▪️️ 1 colher de sopa de cebola (10g)
▪️ Salsinha e temperos à gosto (eu utilizei páprica defumada, açafrão-da-terra, pimenta-do-reino, alho e sal)
Modo de preparo: adicione todos os ingredientes em um processador/liquidificador e bata até obter uma consistência cremosa. Sirva.
CADA PORÇÃO DE 90G OU 2 COLHERES DE SOPA CHEIAS CONTÉM:
▪️Valor energético: 145 kcal
▪️Carboidrato: 1,7 g
▪️Proteína: 18,3 g
▪️Lipídeo: 6,7 g
Não tem desculpa para comer besteiras por falta de tempo ou porque não sabe cozinhar.

DÁ PARA COMER BEM PEDINDO PELO DELIVERY?

Sim! É possível comer algo saudável que seja pedido no aplicativo de delivery. Porém, é preciso se dedicar um pouco mais para encontrar um prato equilibrado. Acontece que a gente pede a salada, mas ela vem cheia de molho calórico; legumes e verduras podem vir carregados de manteiga. Por isso, verifique se o restaurante informa como os alimentos são preparados.

Então, vamos à algumas dicas:

✅ Saladas: recomendo pedir com o molho à parte, assim você consegue dosar uma quantia menor para consumir. E sempre escolher um molho mais saudável como pesto ou mostarda com mel.

✅ Vegetais: cozidos e variados.

✅ Evite frituras e alimentos empanados, que têm maior absorção de gordura. Opções grelhadas são sempre melhores.

✅ Preparações com muitos queijos, molhos à base de queijo e gratinados têm alta quantidade de gordura. É melhor evitar também.

✅ Escolha um bom carboidrato: arroz integral, batata doce, mandioca, macarrão integral, quinoa, etc.

✅ Quer uma proteína animal? Que seja grelhada ou cozida (carnes magras, frango, peixe ou ovo).

✅ Vai pedir algo para beber? De preferência à bebidas a base de frutas naturais e sem adição de açúcar.

Por Letícia Tona, nutricionista.

DIETA EM FAMÍLIA

Fazer dieta e muito mais fácil quando o casal se apoia e pensa na família como um todo. Quando um se desanima, o outro logo trata de animá-lo e mostrar as vantagens desse processo. Até os filhos são beneficiados, com uma alimentação mais rica e sem alimentos processados!

Independente do objetivo de cada um, na dieta em família todo mundo ganha.

E mesmo aquele que inicialmente não queira fazer a dieta, acaba sendo motivado ao ver os resultados do parceiro e automaticamente entra no ritmo. É fato.

Mas, voltando a pergunta: quem é você nessa relação?