A musculação interfere na estatura de crianças e adolescentes?
Não. Ao melhorar a postura de nossos filhos, pode até levar a um aumento da estatura.
Hoje os jovens apresentam encurtamentos por posições viciosas em computador e celular. Vemos inclusive atrofia de rombóide.
Nestes pacientes, com exercício físico e alongamento ele pode vir a ter um aumento da estatura pelo melhor posicionamento corporal. Um grande exemplo é a natação.
Qual seria a idade de início do treinamento?
Tem estudo com relatos de treino de carga a partir dos 6 anos de idade. Nos EUA e no leste Europeu, o processo de treinamento com carga começa cedo pelas duas das principais modalidades de esporte nestes países, o futebol americano e o Levantamento de Peso Olímpico.
O que esperar de resultados na musculação nos jovens?
Você fazer um treino com carga nesta idade não irá te deixar mais baixo, mas também não irá levar a um ganho de massa muscular significativa. O que vemos é uma melhora da composição corporal, o aumento de força, de adaptações de tendões, ligamentos e articulações que no adulto jovem irão facilitar e promover um ganho mais rápido de massa muscular.
Quais são os cuidados que devemos ter?
Na academia trabalhamos com peso e com isso existe a propensão a acidentes por descuidos. Começar sempre por máquinas e com peso livres em acompanhamento próximo. Não aplicar qualquer exercício que em um descuido pode colocar a criança em risco, como um supino com barra. Deve ser feito livre.
Deve-se tomar cuidado com os treinos de força longitudinais, em que a carga vem de cima para baixo, como o agachamento com peso nas costas ou o desenvolvimento.
Na fase de estirão de crescimento, aumenta-se o risco de compressão do disco vertebral.
Quando há uma liberação mais completa e aumento dos resultados?
Acima de 17-18 anos ou já com fechamento epifisário em Rx de mão e punho, pode-se treinar com a maior carga possível, desde que não se prejudique a técnica. A técnica estando correta podemos aumentar a carga progressivamente.