De modo geral, manteigas e margarinas contêm quantidades próximas de calorias e gorduras. O que as difere é a origem das duas.
A margarina deve ser evitada porque, apesar de conter vitaminas, também possui conservantes e estabilizantes, além de ser uma gordura criada artificialmente (uso de óleo vegetal modificado), que passa por processos químicos para ficar sólida.
Um produto industrializado que possui cerca de 20 INGREDIENTES!
O que é óleo vegetal modificado?
Antigamente a indústria utilizava o processo de hidrogenação para fazer com que o óleo vegetal se solidificasse e atingisse a textura cremosa. Esse processo é que transforma a gordura em TRANS.
Hoje, a indústria mudou o processo, que se chama Iteresterificação. Esse processo também muda a estrutura química do óleo vegetal, mas sem transformá-lo em gordura TRANS.
Apesar de não ter a gordura trans, o produto aumenta LDL e diminui o HDL (colesterol bom). Além disso, estudos em animais tem sugerido danos ao cérebro, gestantes, indução do diabetes e problemas no fígado.
Já a manteiga, apesar de ser rica em gordura saturada e colesterol, é um produto natural, metabolizado naturalmente pelo nosso corpo e também por isso foi destacada pelo Guia alimentar.
Possui somente 2 ingredientes naturais e reais.
A manteiga é um alimento rico em gorduras e sua ingestão em excesso está comprovadamente associado a riscos para a saúde. Portanto, deve ser consumido com moderação.
Embora a manteiga tenha um processo mais natural de elaboração, deve ser consumida com equilíbrio e atenção, associada a uma dieta diversificada, adequada e balanceada e, claro, rica em nutrientes.
Esse artigo foi escrito pela nutricionista Letícia Tona.