Manter a disciplina e constância na dieta é fundamental para o alcance de nosso objetivo. Mas será que esse foco também é necessário aos finais de semana? Sim! Infelizmente muitas pessoas fazem a dieta de segunda a sexta-feira e no final de semana acabam relaxando e “chutando o balde” para bem longe. Você sabia que é justamente isso que pode estar te impedindo de alcançar seus resultados?
O impacto da dieta livre e descompensada aos finais de semana acontece da seguinte forma:
Quando a ingestão alimentar no final de semana fica distante do prescrito em sua dieta, toda a dedicação à dieta durante a semana pode ficar prejudicada. Isso acontece, porque o excedente calórico do final de semana, pode compensar o déficit calórico realizado durante a semana, resultando em uma média calórica semanal que não atinge o déficit calórico necessário para a perda de peso. Veja o exemplo no gráfico.
Portanto, podemos perceber que esquecer da dieta no final de semana não é uma opção. Logo vem a dúvida: então eu não posso comer nada de diferente? Pode sim! Geralmente deixamos alguma refeição livre semanal para você poder utilizar de acordo com sua preferência, sempre lembrando do equilíbrio e sem exageros. Dessa forma, você pode aproveitar e saborear algo que goste e ainda sim manter-se na dieta.
Mas nutri, tem alguma dica de como manter o equilíbrio aos finais de semana?
– Se programe! É importante levar em consideração como será seu final de semana, se terá alguma festa, encontro com amigos ou reunião com a família. Assim, você consegue se programar para fazer sua refeição livre da melhor forma;
– Não vá para sua refeição livre/festas com muita fome. Existem pessoas que acabam deixando de comer para compensar nessa refeição. Isso pode fazer com que você não tenha controle e acabe exagerando e esquecendo do equilíbrio.
– Pare de ser 8 ou 80! Muitas pessoas acabam saindo da dieta e depois desistem de retomar ao plano. Pensam da seguinte forma: já que eu saí da dieta hoje (sexta), vou voltar pra dieta só na segunda! Acabam não tendo equilíbrio e “chutando o balde”. Nessa brincadeira a pessoa pode jogar fora toda a dedicação que manteve até então. Portanto, não seja uma pessoa extremista.
– Volte para sua dieta imediatamente! É comum as pessoas tentarem compensar excessos parando de comer ou pulando refeições. Porém isso não é interessante, pois pode gerar uma descompensação no seguimento posterior da dieta. Portanto, volte para o plano normalmente após sua refeição livre ou escape. Lembre-se que quanto mais rápido você voltar para o plano alimentar, menos prejuízo você terá!
Por fim, não esqueça que a constância é fundamental para o alcance de seus resultados. Pense na seguinte analogia: vamos supor que você precise economizar 1000 reais por mês para sua caixinha. Se você economizar de segunda a sexta, mas no final de semana sair e gastar todo dinheiro, você vai conseguir economizar os 1000 reais ao final do mês? Sabemos que não. Sua dieta funciona da mesma forma. Não se esqueça disso!
* Esse artigo foi escrito pela nutricionista Amanda Cardoso.