CÓLICAS MENSTRUAIS

O que são as cólicas ou câimbras uterinas?
Os períodos dolorosos são conhecidos como cólicas e o termo médico utilizado é dismenorreia.
Elas ocorrem em quase todas as mulheres que menstruam em algum momento de suas vidas. Sendo que em algumas, elas interferem no trabalho ou na frequência escolar e com certeza na qualidade de vida. Se forem graves e de longa duração, é possível que a mulher tenha endometriose.

As cólicas são comuns em adolescentes normais, na perimenopausa e no uso de alguns contraceptivos hormonais (períodos quando os níveis de estrogênio aumentam e os da progesterona diminuem).
Geralmente as cólicas diminuem ou desaparecem com o primeiro parto.

O que causa cãibras?

O objetivo das cólicas é ajudar o útero a se livrar endométrio (revestimento uterino), no final de um ciclo menstrual que não levou à gravidez.

O aumento da pressão dentro do útero pelo endométrio que está se espessando e às mudanças hormonais do final da menstruação, elevam a produção uterina do hormônio prostaglandina, que aumentam a compressão e a contração do músculo do útero, o miométrio, determinando o surgimento das cólicas menstruais.

Nas mulheres que já tiveram filhos, há uma adaptação fisiológica à distensão uterina, reduzindo as possibilidades do surgimento das cólicas.

As alterações hormonais que determinam o aumento das prostaglandinas são:

– A elevação da progesterona secundária a ovulação e a sua queda abrupta no final da menstruação. Então, normalmente as mulheres que apresentam cólicas menstruais estão tendo ciclos ovulatório.
– O desequilíbrio na quantidade produzida ou ingerida de estrogênio, que possui uma ação uterina e mamária mais inflamatória, em comparação com a quantidade adequada de progesterona, que possuem por natureza uma ação anti-inflamatória.

Como podemos tratar as cãibras?
Agindo na causa:
– Alterar a produção e variação normal da produção dos hormônios sexuais da mulher com os anticoncepcionais orais combinados.
– Reduzindo a produção de prostaglandinas com medicamentos como o ibuprofeno.
Tome 400 mg ao primeiro sinal de cólicas e depois, a cada 4 a 6 horas se necessário.
Tome um (200 mg) cada vez que as cólicas começarem a voltar.