COMO IDENTIFICAR O AÇÚCAR ESCONDIDO NOS ALIMENTOS

Sabemos que o açúcar está presente em diversos alimentos industrializados e devemos evitar seu excesso. Consultar a lista de ingredientes é uma estratégia para verificar se o alimento o contém.

Mas você sabia que um alimento que parece não ter açúcar, pode conter esse ingrediente de forma disfarçada?

O açúcar pode ser encontrado na lista de ingredientes com outros nomes:  sacarose, açúcar invertido, açúcar turbinado, dextrose, dextrina, frutose, glicose, glucose, maltose, maltodextrina, oligossacarídeos, xarope glucose-frutose, xarope de milho, caramelo, néctar, melaço, manitol, extrato de malte, entre outros.

Sobremesas e alimentos “fit”, barrinhas de cereal, barrinhas de proteína, alimentos “zero”, podem conter açúcar mascarado e você nem sabe! Muitas vezes vai comprando um doce achando que não tem açúcar, mas pode conter açúcar sim. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no máximo 10% das calorias diárias podem ser provenientes do açúcar, sendo ideal reduzir para 5%. Portanto, leia o rótulo dos alimentos para descobrir e evite excessos.

O CUIDADO COM A ALIMENTAÇÃO COMEÇA NA LEITURA DOS RÓTULOS

A leitura dos rótulos inseridos nas embalagens de alimentos é fundamental. É importante que você tenha o costume de ler os rótulos dos produtos, pois isso interfere diretamente na qualidade das suas escolhas alimentares.

Tenha costume de ler a lista dos ingredientes. Porção é a quantidade de produto que o fabricante usa como referência para os valores de cada nutriente que está na tabela. Os alimentos diet são ricos em açúcar escondido na composição, sendo eles o açúcar cristal, açúcar de beterraba, açúcar de coco, açúcar de confeiteiro, açúcar demerara, açúcar invertido, açúcar light, açúcar magro, frutose, galactose, glicose, glucose, lactose, maltodextrina, maltose ,mel, dextrose, extrato de malte, sacarose, xarope de glicose.

Os 3 primeiros ingredientes são a base do produto, ou seja, a lista segue em ordem decrescente. Procure evitar produtos com muitos ingredientes, principalmente daqueles que você não tem conhecimento. Cuidado com os rótulos e frases de efeito nas embalagens.

Olhe todas as prateleiras. Os maiores fornecedores costumam comprar o espaço das prateleiras que ficam na altura dos olhos e, consequentemente, seus produtos costumam custar mais.

Compre o produto pela lista de ingredientes. E lembra-se: quanto menos ingredientes, melhor é o alimento.

 

Esse artigo foi escrito pela nutricionista Letícia Tona