Skip to content

Ansiedade e ejaculação precoce

 

 

Já se perguntou por que a ansiedade pode causar ejaculação precoce?

Quando estamos ansiosos nosso corpo libera hormônios do estresse, como a adrenalina. Isso nos deixa hiperexcitáveis e pode acelerar o reflexo ejaculatório.

 

Além disso, a ansiedade altera os níveis de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, que regulam a excitação sexual e o reflexo ejaculatório. Níveis baixos de serotonina estão diretamente ligados à ejaculação precoce.

 

Quando estamos ansiosos, ficamos hiperconscientes do nosso desempenho sexual. Essa auto-observação impede o relaxamento necessário para prolongar a relação sexual, resultando em uma ejaculação mais rápida.

 

A ansiedade também causa aumento da tensão muscular, especialmente nos músculos do assoalho pélvico. Essa tensão pode precipitar a ejaculação, já que esses músculos estão diretamente envolvidos no controle do reflexo ejaculatório.

 

Por último, o medo de falhar ou de não satisfazer a parceira intensifica a ansiedade, criando um ciclo vicioso. Experiências sexuais negativas passadas aumentam a antecipação negativa, aumentando ainda mais a pressão.

 

Para tratar a ejaculação precoce associada à ansiedade podemos usar a terapia cognitivo-comportamental, treinamento de controle ejaculatório, terapias sexuais, medicamentos como ISRS e técnicas de relaxamento.

 

Lembre-se, buscar ajuda profissional é fundamental para cuidar da saúde mental e sexual. Cuidar de si mesmo é a chave para uma vida plena e satisfatória.

Gostou? Então me segue lá no @dr.rafaelfantin e se inscreve no meu canal no Youtube (Dr. Rafael Fantin).

Artigos Relacionados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Novo comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *