Skip to content

A IMPORTÂNCIA DE PESAR OS ALIMENTOS

Quando alguém vai a um nutricionista é comum receber a descrição dos ingredientes do plano alimentar em unidade de medida padronizada: gramas, ml, litros. Diante disso, vem a dúvida: pesar os alimentos é realmente importante? A resposta é sim, pois essa técnica auxilia no alcance de seu objetivo.
Cada dieta é calculada de forma individualizada e padronizada para cada paciente. Dessa forma, se seu objetivo é emagrecer ou ganhar massa muscular, as quantidades das porções serão diferentes e irão influenciar no seu resultado final.
Quando não usamos a balança, ficamos a mercê da subjetividade das medidas caseiras: uma fatia média, um pedaço pequeno, uma colher de sopa… Porém, cada uma dessas medidas pode representar tamanhos diferentes entre pessoas. Uma fatia média de queijo para uma pessoa pode ter 30g, para outra 40g. Uma colher de sopa de pasta de amendoim pode conter 15g para um indivíduo e 25g para outro. No final, mesmo consumindo os mesmos alimentos que foram prescritos, você pode não alcançar o resultado esperado, caso as quantidades ingeridas sejam diferentes das prescritas. Esses pequenos erros geram uma diferença significativa, principalmente quando se trata de alimentos com alta densidade calórica.
Imagine que você precise realizar cinco refeições por dia. Se você comete um erro em cada refeição, serão 5 erros no volume por dia, que terão impacto significativo na sua ingestão semanal e mensal, resultando em uma dieta com valor calórico totalmente diferente do que foi prescrito. Portanto, porcionar os alimentos apenas através de medidas caseiras, podem conter erros significativos, pois é muito subjetivo.
Dessa forma, pesar os alimentos é uma ferramenta importante para nos ajudar a seguir e cumprir uma dieta para alcance de objetivos. No início pode parecer chato, mas logo você se acostuma e até consegue apurar seu “olhômetro” para identificar as porções.

Artigos Relacionados

Nenhum Comentário ainda! Seja o(a) Primeiro(a) a Comentar!!!


Novo comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *